sexta-feira, 27 de junho de 2014

Conhecendo a si mesmo e salvando dois mundos em Digimon Adventure


Título completo: Digimon Adventure
Episódios: 54 + 2 Filmes
Gênero: Aventura, Shounen, Fantasia, Clássico.
Sinopse:
Durante o acampamento da escola, sete crianças notam que começa a nevar em pleno verão. Porém, essa mudança climática louca está ocorrendo no mundo todo. Quando surge uma Aurora Boreal, sete raios de luz caem sobre as crianças, fazendo surgir um aparelho estranho... Em seguida, uma fenda espacial se abre no meio do lago, sugando-os para outra dimensão...

Trailer


Taichi é o primeiro do grupo a acordar. Em volta dele, só há floresta e em cima dele... Uma bola rosa orelhuda de olhos grandes... É o Koromon! O bichinho fica muito contente com a chegada de Taichi, e este não entende nada. Pouco tempo depois, encontra Koushirou sendo seguido por Mochimon. Eles dizem ser Digimons, monstros digitais.

Koromon e Taichi.

Os parceiros Digimons em suas formas iniciais.
Aos poucos, os sete amigos vão se encontrando, cada um com seu respectivo Digimon. Mas como nem tudo são flores, um enorme besouro vermelho os ataca, Kuwagamon! Em perigo, os pequenos monstrinhos fazem de tudo para defender seus novos amigos...

As crianças em perigo.
Quando menos se espera, os aparelhos estranhos de antes emitem uma luz, que faz cada um dos Digimons evoluírem para uma forma mais forte! Assim, eles combinam suas forças e derrotam o inimigo. Porém, há muita coisa a se descobrir sobre esse mundo totalmente desconhecido, e como os sete garotos voltarão para casa...?


Digimons evoluídos combinam seus golpes para derrotar o inimigo.

Novos inimigos vão surgindo, e as crianças descobrem que têm um objetivo, um compromisso para com o Mundo Digital. Nessa jornada, começam a compreender seus medos e defeitos, assim como suas virtudes - que se refletirá no desenvolvimento de seus companheiros Digimons.

Devimon, o primeiro de muitos inimigos.

No caminho, as Crianças encontram muitas coisa estranhas, como cabines telefônicas...
Conhecem muitos lugares, como o "berço" dos Digimons.
Conhecem melhor suas "virtudes" próprias... 
E fazem muitos amigos pelo caminho.

Digimon Adventure é um anime, apesar de voltado a um público infanto-juvenil, extremamente simbólico. Cada criança escolhida representa uma virtude humana: coragem, amizade, amor, pureza, honestidade, curiosidade, esperança.
É um meio de dizer que as crianças ainda mantém em si todos esses valores, que vão sendo perdidos ao longo do crescimento e, por isso, são o símbolo do futuro melhor frente a tantos males que existem no mundo.
Sem contar que há inúmeras referências a povos antigos, mitologias e religiões, como o Tarot, Caballah, civilização asteca, a Torre de Babel suméria, etc.
Digimon Adventure é de uma riqueza cultural tremenda, e infelizmente pelo lado infantil do anime, acaba não sendo devidamente valorizada.



Além da simbologia, Digimon Adventure apresenta um amadurecimento de personagens sem igual. As dificuldades que vão ocorrendo às Crianças Escolhidas vão oportunizando essa evolução delas ao longo da jornada. No entanto é difícil observar o crescimento dos personagens individualmente, na sequência linear dos episódios, pois durante cada arco o destaque vai sendo intercalado entre as crianças. Dessa forma, esse amadurecimento é melhor observado ao enxergar a série como um todo. E detalhe: todos os personagens têm sua devida importância.

Nota: 9,0 (Muito bom)

Por que assistir?

Digimon, apesar de um clássico dos anos 90, é desconhecido para muitas pessoas mais novas. Além disso, muitos dos que viram na infância nunca conferiram a versão original em japonês, que apresenta boas diferenças, a começar pela música de abertura, linda!


O Universo de Digimon é infinitas vezes mais rico e elaborado que o seu enredo, que em geral é simples. Mas todo o resto é muito bem elaborado, desde o amadurecimento das personagens, passando pelas linhas evolutivas dos Digimons até as referências históricas e culturais. Além, é claro, de ser um anime muito divertido e emocionante, com muitas cenas marcantes!

Portanto, vale trazer aqui esse anime. :)

2 comentários:

  1. Ótima review! Digimon certamente é um dos meus animes favoritos e também um dos que mais marcou a minha infância, mesmo que infelizmente seja bastante sub-valorizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou! ^^
      concordo totalmente... Digimon é um anime que, embora não pareça, é bem profundo... E claro, muito nostálgico!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...