sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Hoshi o Ou Kodomo: uma jornada para aceitar a morte...



Título completo: Hoshi o Ou Kodomo (A criança que perseguia estrelas), alternativo: Children Who Chase Lost Voices
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, Sobrenatural
Número de episódios: 1 (Filme)
Sinopse: 
Asuna é uma garota que praticamente vive sozinha num pequeno vilarejo, pois sua mãe está quase sempre ocupada em seu emprego e seu pai já faleceu. Mesmo assim, Asuna se esforça ao máximo para manter a casa limpa e se manter como a melhor aluna da classe. No entanto, ela sente que está sempre sozinha, há um vazio em sua vida.
Asuna. Seu passatempo é sintonizar seu rádio improvisado em seu esconderijo na natureza.

A vida de Asuna começa a mudar quando, enquanto andava pela ponte, encontra uma criatura semelhante a um urso gigante. 


Quando está para ser atacada, surge um garoto misterioso e a salva com uma espécie de poder mágico (contra a sua intenção). Seu nome é Shun. Mais tarde, ele revela vir de um continente distante, chamado Agartha. 


Shun defende Asuna com seu objeto mágico.
Asuna passa o dia conversando com Shun, ambos compartilhando seus sonhos e seus segredos. Ela não quer que esse momento termine nunca... 


Mas no dia seguinte, após esperar por horas no local marcado, Asuna descobre que Shun está morto, porém não consegue aceitar o fato. 

Asuna conversa com o novo professor da escola e descobre coisas sobre Agartha: é um continente subterrâneo perdido onde, segundo as lendas, você pode realizar qualquer desejo, inclusive ressuscitar os mortos. É o que o professor deseja, trazer de volta sua amada esposa. Ele explica também o que era a criatura que Asuna vira: um Quetzal Coatl, um entre vários deuses antigos que um dia guiou a humanidade e agora foi abandonado por ela.


Asuna deixa a casa do professor e corre em direção ao local que marcara com Shun. Para a sua surpresa ele está lá... Ou não?

Na verdade, é Shin, irmão mais novo de Shun. Ele veio à superfície buscar o objeto mágico, a "Clavis", deixada por seu irmão ao morrer. Entretanto, uma organização secreta encurrala ele e Asuna, em busca do objeto. Devido à situação, Shin, ao retornar para Agartha, acaba arrastando junto Asuna e um membro da organização, que revela ser o professor da garota, que apenas quer realizar seu desejo e nada mais.

A organização ARCHANGEL deseja encontrar Agartha e provar sua existência. 

A partir de então, Shin separa-se dos demais para reportar sua missão. Asuna e o professor partem numa grande jornada para alcançar Finis Terra, o fim do mundo, onde está localizado o Portão da Vida e da Morte. Entretanto, alguns obstáculos atrasam-nos, como os monstros sombrios Izoku e o próprio medo dos habitantes de Agartha. Eles temem que, assim como no passado, os seres da superfície causem a ruína de seu reino.

Os Izoku.
Asuna e Shun fogem dos Izoku.


Os seres da superfície invadiram Agartha numerosas vezes, sempre roubando suas riquezas e conhecimentos.

Algumas imagens da jornada de Asuna e seus amigos:






Nota: 9,5 (excelente)


Por que assistir?

Hoshi o Ou Kodomo é um filme belíssimo, do diretor Makoto Shinkai, o qual muitos dizem que será o próximo Hayao Miyazaki (conhecido por Meu Vizinho Totoro, A Viagem de Chihiro, O Túmulo dos Vagalumes e muitos outros).

O filme constrói o pano de fundo da história na primeira hora e a desenvolve no restante do tempo. É um enredo simples, porém consistente. E a mensagem que ele nos traz no final é simplesmente linda demais.
Esta obra mostra a enorme jornada para aceitar a partida de alguém querido, da morte. Cada cenário, cada expressão dos personagens é muito bem trabalhado, são verdadeiras obras de arte. É impossível não se apegar aos personagens, e no final não há como sentir raiva ou ressentimento de nenhum deles. 

Este filme é OBRIGATÓRIO para qualquer pessoa assistir, não somente os otakus. Um filme para se apreciar, não deve ser visto com pressa. Uma verdadeira obra-prima da animação, sem dúvida.


Extra!!

Caso o review não tenha despertado seu interesse, veja este vídeo com a música tema do filme e algumas cenas. É uma música muito bonita. :)


2 comentários:

  1. Muito lindo esse filme! chorei beeeem mais que na viagem de Chiriro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É um dos melhores filmes de animação que já vi, sem dúvida! A sequência final é muito triste, e traz uma mensagem de muito impacto!

      Eu pessoalmente gosto mais de Chihiro (além de ser bom, tem uma alta dose de nostalgia aí, rsrs), mas Hoshi wo Ou também me marcou muito.

      - Allan/Annireview

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...