quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Entre na escola do desespero de Danganronpa



Título completo: Danganronpa The Animation: Kibou no Gakuen to Zetsubou no Koukousei
Episódios: 13
Gênero: Suspense, mistério, assassinato, horror, sobrevivência
Onde assistir: http://artanimes.com/anime/92/danganronpa
Sinopse:
15 estudantes são transferidos para o Colégio Kibougamine (Topo da Esperança), que supostamente seria uma escola de elite, onde somente os melhores poderiam estudar. Logo, todos são surpreendidos pelo diretor: é um urso, o Monokuma!

Trailer



Segundo ele, ninguém pode sair dessa escola, a não ser que mate um dos colegas e, no julgamento de classe que ocorrerá, conseguir não ser incriminado. Do contrário, o assassino é que será punido... Com a sua morte. 
Monokuma
Todas as saídas são bloqueadas e, Monokuma começa a fazer jogos psicológicos para estimular os crimes. E não tarda para o desespero começar... E ninguém pode confiar em ninguém.

Os estudantes selecionados para entrar no "jogo"

O julgamento de classe

Danganronpa The Animation é uma adaptação de jogo de mesmo nome para PSP.
A história é centrada na situação em que estão presos os estudantes: alguém matou um colega para sair do colégio, os demais precisam encontrar pistas e denunciar o culpado, ou todos serão mortos no lugar do assassino.
Os traços são bastante estilizados, com destaque para o sangue rosa, que deixa uma sensação inicialmente estranha... Mas logo acostuma.


Nas cenas de execução, a animação parece feita com "recortes", o que dá certa estranheza ao assistir... Mas de uma certa forma aumenta a sensação desagradável de ver o personagem sendo executado (o estilo lembra um pouco as Bruxas em Puella Magi Madoka Magica). Considero isso um ponto positivo.

Execução comandada pelo Monokuma
Um ponto negativo do anime é que, após os primeiros assassinatos, parece que ninguém mais faz falta, pois todos seguem as investigações como se nada tivesse acontecido.
Como foram poucos episódios para um jogo extenso, houve pouco tempo espaço para desenvolvimento dos personagens. Os únicos que têm alguma evolução são Naegi e Kirigiri, e são os que conduzem a trama a seu final. E claro, impossível não lembrar do Monokuma (arrisco dizer que ele é o protagonista, lol)!

Esquemas estilizados como mangá durante os julgamentos, explicando os casos.

Outro problema com a falta de tempo foram as próprias investigações. Mal se consegue ver as pistas (isso quando há) e já começa o julgamento... E em alguns casos, o assassino é completamente aleatório... Não há tempo para você pensar sobre o caso.

Uma pista de passagem pela tela

Nota: 7,0 (bom a mediano)

Obs.: achei a ideia do anime muito boa... Mas os muitos pontos negativos acabam prejudicando-o.

Por que assistir?

Danganronpa the Animation é um bom anime, porém foi muito prejudicado pela correria. Tanto a parte de investigação quanto o desenvolvimento dos personagens ficou comprometido. O anime tem uma ideia central muito boa, mas acabou prejudicado por causa disso.
É interessante assistir para descobrir qual será o destino dos estudantes, mas não chega a ser uma história de mistério muito boa, justamente por você não conseguir associar as pistas ao assassinato e o final um pouco decepcionante.
Pelo menos nos primeiros episódios, até em torno do 6, há uma sensação interessante (porém desagradável) ao ver os assassinatos e execuções. Destaco nessa série a capacidade de transmitir as sensações de desgosto, mal-estar e impotência que as personagens estão passando (principalmente por causa da animação e do Monokuma), pois o mistério e personagens foram fracos. 

O primeiro episódio só apresenta a situação. No segundo começa a matança. Assistam pelo menos até metade da série, que vale a pena. Do meio pro fim, alguns gostaram, outros não.
Vale a pena pelo fator de horror, e para aqueles que nunca haviam assistido uma série de mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...