sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fullmetal Alchemist e a Troca Equivalente

A recomendação de anime desta semana é de Fullmetal Alchemist! Fizemos o review sobre história, personagens, músicas e a animação de Fullmetal Alchemist (2003) e de Brotherhood, que você pode conferir a seguir.

fullmetal achemist brotherhood poster


Título completo: Fullmetal Alchemist, 2003 (Hagane no Renkinjutsushi) e Fullmetal Alchemist: Brotherhood, 2009;
Gênero: Ação, aventura, comédia, drama, shounen
Episódios: 51 + filme e 64 + filme, respectivamente
Sinopse:
Os irmãos Edward e Alphonse Elric eram crianças muito felizes, que viviam em um vilarejo do interior com sua mãe, Trisha. Apesar da ausência do pai, os irmãos aprenderam muito com os ensinamentos dele, deixados em seus cadernos e livros. Assim surge o interesse deles por alquimia, a ciência da transmutação, que usavam para fazer presentes e brincadeiras para a mãe e também para sua amiga Winry. Entretanto, quando a mãe dos garotos começa a passar mal e morre, a vida deles muda completamente. Tentar trazê-la de volta à vida foi seu maior erro..,

Trailer: FMA Brotherhood


No "ritual" de transmutação de um novo corpo para a falecida mãe, não bastam os elementos básicos do corpo humano, como o Sódio e o Carbono: há um preço maior para se criar uma vida. Edward perde sua perna no processo e, não bastasse isso, Alphonse é completamente consumido. No desespero de trazer seu irmão de volta, Edward oferece seu braço em troca da alma de seu irmão, colocando-a no primeiro recipiente que encontra: uma enorme armadura medieval. Após o desastre, Alphonse leva Ed até Winry e sua avó, que trata dos ferimentos deles.

Edward e Alphonse brincando com o pai
A morte da mãe...

E a tentativa de ressurreição

Percebido o erro, os garotos desistem da ideia de ressuscitar sua mãe, pois seria algo contra o ciclo da vida. Ao invés disso, decidem apenas recuperar seus corpos para viver vidas normais. Para isso, partem numa longa jornada de aperfeiçoamento da alquimia. Neste processo, Edward alista-se junto ao Exército e se torna um Alquimista Federal, sob o codinome de "Alquimista de Aço" (Fullmetal Alchemist). Assim, os irmãos conhecem os horrores que a alquimia já causou no país: corrupção, asassinatos e a criação dos Homunculus... E acabam conhecendo tudo o que ocorre "por baixo dos panos" em sua nação.

Alphonse, em seu corpo vazio de metal...

Edward, agora com braço e perna mecânicos.

Fullmetal Alchemist é um dos melhores animes de todos os tempos. Tem animação, trilha sonora, enredo e ritmo excelentes.
Para quem não sabe, existem dois animes de Fullmetal Alchemist, um de 2003, e outro de 2009 intitulado FMA: Brotherhood. Existem muitas diferenças entre eles, algumas citarei a seguir.

Particularmente, acho a história do anime antigo bem mais pesada e triste... Porém a de Brotherhood é mais elaborada e consistente, seguindo fielmente o mangá. Apesar de Brotherhood ser mais bem construído, o anime de 2003 consegue amarrar as pontas soltas com maestria, fazendo a coisa fluir. 

Até aproximadamente metade do anime antigo (que corresponde por volta do episódio 12 do Brotherhood), o enredo segue praticamente igual. Nessa etapa, FMA 2003 explora muito mais alguns aspectos que Brotherhood não trata muito profundamente (ou só bem mais adiante), por exemplo a origem de Barry the Chopper e o incidente do falso profeta em Ledo. Além disso, há alguns "fillers" mostrando diversas pessoas desvirtuando o uso da alquimia.

Barry
Em FMA 2003, há muito mais mortes e sacrifícios... E alguns elementos, como os Homunculi Wrath e Sloth, são totalmente diferentes dos homônimos de Brotherhood, e o "Portão" da Troca Equivalente também, é completamente diferente.

O Portão da Verdade, de Brotherhood. 

O final de ambos também diverge bastante... O antigo seria o final "triste" e Brotherhood o final "feliz". 

Alguns personagens bem interessantes, como Ling Yao e "O Pai" sequer aparecem em FMA 2003, enquanto outros como o Dr. Marcoh têm destinos e personalidades totalmente diferentes nos dois animes (no anime antigo, quase sempre voltado mais para o lado trágico)...

Um aspecto que sempre destaco em FMA Brotherhood: todos os personagens tem sua importância. Até mesmo os capangas que obedecem um dos Homunculi por ter sido transformado em quimera (mistura de homem com animais)... Acabam ajudando os irmãos Elric na sua jornada, que, por sinal, têm um crescimento muito visível, tanto fisicamente, quanto psicologicamente.

Alguns personagens de destaque:
Major Armstrong - Adora se exibir. xD
Scar - sobrevivente do massacre de Ishval

Maes Hughes - não é alquimista, mas um ótimo investigador e um ótimo personagem

Roy Mustang - O Alquimista do Fogo

A animação é muito bonita, mesmo no anime de 2003. Os traços neste são um pouco mais "sérios" e escuros, enquanto Brotherhood tem um traço mais leve e mais fiel ao da autora (isso também vai de acordo com a época em que foram produzidos).
A trilha sonora em ambos é épica, com algumas músicas recebendo um "reboot" no anime mais novo.
Na minha opinião, as melhores aberturas são do FMA 2003.




Nota: 9,0 (Excelente)

Por que assistir?

Fullmetal Alchemist (2003) e Fullmetal Alchemist Brotherhood acabam sendo dois animes bem distintos, apesar de serem os mesmos personagens, ambientados no mesmo universo. Tanto que os dois começam da mesma maneira, sendo iguais até certo ponto da jornada, e com isso cada um segue a sua linha de eventos distinta, e isso enriquece muito a experiência de quem está assistindo. O antigo é muito mais trágico, enquanto o mais recente se volta mais para a aventura. Ambos são excelentes e valem a pena serem assistidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...