sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As lições aprendidas durante a Viagem de Chihiro



Título: Sen to Chihiro no Kamikakushi ("O Arrebatamento de Sen e Chihiro"); A Viagem de Chihiro; Spirited Away.
Gênero: Aventura, Fantasia, Ghibli
Episódios: 1 (Filme)
Sinopse:
Chihiro e seus pais estão mudando de cidade, mas acabam se perdendo no caminho. Eles saem do carro e entram em um túnel, que leva a um tipo de vilarejo isolado. Lá não havia ninguém, mas parecia estar ocorrendo um festival japonês. Os pais da menina decidem sentar em uma das barracas para comer, pois havia uma refeição farta e eles estavam famintos. Chihiro se separa deles, e, nesse meio tempo, começa a anoitecer. Espíritos e seres estranhos começam a surgir, deixando a garota muito assustada. Chihiro corre para encontrar seus pais, mas quando chega na barraca de comida, depara-se com eles transformados em porcos...!

Trailer


Apavorada e sem entender nada, ela tenta fugir, mas agora há um enorme rio no caminho de onde viera. Desolada e sem saber o que fazer, ela cai em lágrimas...

Comendo a comida dos deuses...
Faz os pais tornarem-se porcos pelo desrespeito.
Então surge um belo garoto e mago chamado Haku. Ele ajuda Chihiro a se esconder até que amanheça. Haku diz a ela que deve arranjar um emprego neste mundo, ou não sobreviverá.

Chihiro e Haku.
Ele usa sua magia para que os deuses não notem a presença de uma humana em seu território. 
Chihiro pede inicialmente a Kamaji, o responsável pelas caldeiras das águas termais dos espíritos (na verdade, deuses). Kamaji diz que não tem vaga para assistentes e recomenda que procure Yubaba, a velha dona das termas.
O Kamaji parece mau, mas é uma ótima pessoa (ou espírito/deus, seja o que ele for...).
Yubaba, a chefe de Chihiro (agora, chamada de Sen).

Chihiro consegue firmar um contrato com Yubaba, mas tem seu nome alterado para "Sen" (um dos ideogramas de Chihiro). A partir de então ela passa a trabalhar nas termas, enquanto tenta ajudar e é ajudada por Haku, e salvar seus pais.
Haku sempre tenta ajudar Sen, para que ela não esqueça de seu verdadeiro nome e propósito naquele mundo.

Cena clássica do filme.

Sen e o dragão que ela ajuda.

Sen to Chihiro no Kamikakushi é uma das maiores obras primas de Hayao Miyazaki. É um filme lindo, tanto no aspecto audiovisual quanto no enredo. Muito mais que uma aventura fantástica, roteiro clássico do Studio Ghibli, é um filme repleto de simbologia que pode ser levada para a nossa vida. Os personagens são muito bem construídos e são muito carismáticos (até mesmo os mais feios!).

O deus rio estava poluído e foi tomar um banho nas águas termais...
O "Sem-Rosto" (Kaoganashi) é o símbolo da ganância e tentação, que respeita apenas Sen.



Confira também a música tema do filme, muito bonita!



Nota: 10

(Sim, é um dos meus filmes e animes favoritos. xD)


Por que assistir?

Tal como outros filme Ghibli, toda a familia deve gostar do filme. As crianças pelo lado fantástico, com bruxas e dragões, e os adultos por todas as metáforas que carrega, como o perigo da ganância e faltas promessas de riqueza, e a importância de se preservar a natureza. A trilha sonora de A Viagem de Chihiro é uma das mais bonitas, mesmo entre os excelentes filmes de Miyazaki. Vale lembrar que foi o primeiro anime a ganhar um Oscar, e premiado em muitas outras ocasiões. Se eu tivesse que escolher um único anime para ver o resto da vida seria este, pois já vi milhares de vezes e sempre descubro algo novo. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...