sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mais um clássico de Miyazaki: Laputa - O Castelo no Céu


Título: Tenkuu no Shiro Laputa ("O Castelo do Céu Laputa"), Laputa - Castle in the Sky
Episódios: 1 (Filme)
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Studio Ghibli
Sinopse:
Tudo começa quando um bando de piratas voadores atacam um dirigível procurando pela Hikouseki ("Pedra do Voo"), um artefato mágico ancestral. Este pertence a Sheeta, uma garotinha aparentemente normal. No meio do ataque ela consegue escapar, caindo da janela do dirigível acidentalmente.

Trailer


Pazu, um garoto que trabalha em uma mina de prata, enquanto voltava para o trabalho, vê uma garota caindo do céu, Sheeta. Porém, para a surpresa dele, ela flutuava. Pazu, então, salva-a e abriga em sua casa. 
Pazu e Sheeta.
Ao acordar, Sheeta conversa com Pazu e este lhe diz que a salvou. Enquanto conversam, ele fala sobre Laputa, um castelo que flutua no céu que, apesar de lendário, teve até fotos tiradas por seu já falecido pai. 


A paz dura pouco, e logo os Piratas encontram a localização de Sheeta. Os garotos fogem para a cidade, onde conseguem ajuda dos moradores locais para ganhar tempo. Mas não tarda a chefe dos Piratas, a capitã Dola, chegar no encalço dos pequenos.

Os piratas (de branco) são impedidos de seguir pela população local.
Dola, a mãe e líder dos piratas.
Durante a fuga, são bloqueados por tanques do exército, que dizem estar ali para ajudar. No entanto, Sheeta foge e Pazu não entende. Mas logo ela explica que ambos estão atrás da Hikouseki, cada qual por seus próprios interesses.

Este senhor vive em uma caverna e "ouve" as pedras... E explica certas coisas sobre a Pedra do Voo.
Ao longo do filme, Pazu descobre qual o passado e a verdadeira identidade de Sheeta, assim como os segredos do castelo Laputa. Dentre mutas coisas, ele percebe que não é das aparências que se deve julgar as pessoas. É uma longa jornada para compreender seu amor e confiar nas pessoas.

Um robô antigo de Laputa, encontrado por Muska.

O Coronel Muska quer a Hikouseki para seus próprios objetivos.

Pazu se arrisca para salvar Sheeta.

Laputa, a cidade voadora abandonada.



Laputa Castle in the Sky foi um dos primeiros filmes produzidos pelo Studio Ghibli, mas nem por isso deixa a desejar aos demais. Como é de praxe do estúdio, conta com uma trilha sonora marcante e animação belíssima, com cenários parecendo pinturas de tão bonitos. Destaque para quando os personagens chegam a Laputa: há um contraste muito bonito entre as ruínas, uma tecnologia avançada, e o "assoalho" celeste. Além disso, há muitas cenas aéreas e batalhas entre aeronaves, tudo fluindo de forma espetacular e dinâmica.
A trilha sonora é muito empolgante, te deixando bem no clima de aventura fantástica. Além disso, o estilo das músicas lembra muito os jogos no estilo RPG japonês, como Final Fantasy e Chrono Trigger.

Algumas cenas aéreas...




Obs.: este filme toma como base a lenda de Laputa citada no livro "As Viagens de Gulliver". Passando-se numa época próxima, o ambiente de Laputa - O Castelo no Céu é bem semelhante À Londres no início da Era Industrial.

Nota: 9,0


Por que assistir?

É um filme muito divertido, do gênero Aventura. Muita coisa acontece desde a "partida" dos personagens, com cada acontecimento te envolvendo cada vez mais, principalmente pois é possível perceber a preocupação mútua entre Pazu e Sheeta. É um anime com todas as qualidades do Studio Ghibli e Hayao Miyazaki, que te transporta para dentro desse universo paralelo meio mágico, meio steampunk. Mesmo sendo um filme antigo, vale muito a pena ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...