sexta-feira, 25 de julho de 2014

Perfurando os céus e realizando o impossível: Tengen Toppa Gurren Lagann!!!!


Título: Tengen Toppa Gurren Lagann ("Gurren Lagann Atravessando os Céus")
Episódios: 27 + 2 filmes (resumos da série com extras)
Gênero: Aventura, Ação, Comédia, Shounen, Mecha
Sinopse:
Na vila subterrânea de Jeeha vive Simon, um garoto cuja vida se resume a escavar. Simon não recebe admiração de ninguém por seu trabalho duro, e nem se importa com isso. O vilarejo é auto-sustentável, possuindo criação de porcos e até eletricidade. Porém isso não agrada nem um pouco Kamina, "irmão" mais velho de Simon, que deseja acima de tudo liberdade - ele quer ver o céu, literalmente. Eis que um dia, Simon encontra uma pequena broca brilhante e, mais tarde, um rosto enorme. Mas antes que consiga mostrar ao seu irmão, desaba do teto um enorme robô, perseguindo uma bela garota armada com um enorme rifle.

Trailer



A garota se chama Yoko, perita em armas de longa distância, e enfrenta um Gunmen, como são chamados esses robôs de rosto enorme. Simon, Yoko e Kamina descobrem que o rosto encontrado por Simon é um mini Gunmen, e nele sobem para enfrentar o inimigo.
A equipe e o Gunmen, ao fundo.
Após a luta, os amigos não só descobrem como a superfície é bonita, mas também o deserto que se tornou a Terra, pois os Gunmen, pilotados pelos "Homens-fera" (Juujin) perseguem e exterminam todos os humanos que encontrarem, confindando-os no subterrâneo. Então, Kamina e Simon se unem ao grupo de Yoko para livrar a humanidade deste inimigo. Pouco a pouco vão conquistando aliados e equipamentos,  formando a "Grande Brigada Gurren" (Dai Gurren-Dan).

Kamina, Simon e Yoko acabando de chegar à superfície.

Dai Gurren-dan, a Grande Brigada Gurren.
Certo, você leu até aqui e pensou "tudo isso é puro cliché, já vi em muitos outros animes", e concordo com você. A história não tem nada de muito revolucionária. Mas a execução desse cliché é magnífica. O anime soa como uma homenagem ao gênero Mecha e até mesmo aos Tokusatsus, em certos momentos.

O que tem de especial em Tengen Toppa Gurren Lagann é a forma com que tudo ocorre. Acontece MUITA coisa, mas num ritmo agradável de se acompanhar.
Por exemplo, só nos três primeiros episódios Simon encontra o seu mecha Lagann; ele e seus amigos partem para a superfície; Kamina consegue roubar para si um Gunmen e lutar junto com seu amigo; os dois encontram um rival, Viral, e lutando contra ele formam a combinação Gurren-Lagann. As coisas acontecem rápido, mas de uma forma possível de acompanhar sem se perder.


Ao fundo, o Gunmen de Kamina: Gurren!

Viral, o rival da dupla Kamina e Simon.

A combinação dos mechas de Kamina e Simon!
A animação é fantástica, muito bonita mesmo. Apesar de algumas cenas repetidas (nas lutas principalmente), tudo flui de uma forma rápida mas sem confundir os olhos. Outro aspecto muito marcante são as músicas, tanto abertura/encerramento quanto as "insert songs", que formam uma trilha sonora de estilos bem variados.





O anime é cheio de frases e momentos de efeito, algumas parodiando frases clássicas. Por exemplo, Kamina sempre diz a Simon "Não apenas acredite em você, acredite em mim que acredito em você!".

O anime é muito mais de aventura do que de Mecha, então vale a pena para os que gostam e os que não são muito fãs de robôs gigantes (na segunda parte, a partir do episódio 18, os elementos de um Mecha clássico aparecem muito mais). Outro ponto interessante: como uma boa história de ficção-científica, TTGL cria sua própria explicação das leis do universo e, apesar de exagerada, desperta interesse.
O começo tem cenas bem cômicas e é por elas que o anime começa a te envolver, depois trazendo dramas e outras coisas ao longo dos episódios. E após o meio da série, há uma tremenda reviravolta! 


Espada infinita...?

Como ponto negativo - afinal nem tudo é perfeito - alguns personagens secundários morrem de forma forçada, apenas para terem algum brilho, e a importância dos personagens fica muito concentrada em alguns, enquanto outros só aparecem pra fazer uma piada ou algo do tipo. Além disso, há dois episódios de recapitulação (ou seja, pura enrolação) e algumas coisas são explicadas de forma bem rasa (mas até aceitável).

Nota: 9,5


Por que assistir?

Tengen Toppa Gurren Lagann representa bem a frase que Kamina sempre diz a Simon: "você será aquele que escavará os céus e avançará até o infinito", pois é exatamente o que acontece. A evolução, tanto dos personagens quanto do próprio enredo, é monstruosa. Só por isso já vale a pena assistir o anime do começo ao fim. Mas claro, a animação bem fluída e, em certos momentos, bastante "artística" (faltou uma palavra melhor aqui), e a trilha sonora empolgante ajudam a deixar esse anime no meu TOP10 tranquilamente. 

Obs.: este anime foi produzido pelo estúdio Gainax, o mesmo de Neon Genesis Evangelion, FLCL, e a mesma direção do mais recente Kill la Kill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...