sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Encante-se com a magia e romance de Howl's Moving Castle



Título: Howl no Ugoku Shiro ("O Castelo Móvel de Howl"); O Castelo Animado
Episódios: 1 (filme)
Gênero: ação, aventura, romance, fantasia
Sinopse:
Sophie é uma bela jovem que trabalha numa chapelaria. Ela não tem muita perspectiva de vida nem auto-estima, vivendo satisfeita com o que faz, pois é a filha mais velha e quer assumir sua responsabilidade. Enquanto isso, corre pela cidade a lenda do mago Howl: um belo rapaz seduz as moças bonitas e devora seus corações. Porém Sophie nem liga, pois está convicta de que não é bonita... Até que, certo dia, é assediada por alguns soldados e salva por um rapaz loiro vestindo uma capa: ninguém menos que Howl. 

Trailer




Ela a ajuda, mas também acaba envolvendo-a em sua fuga de alguns seres bizarros. Howl mostra um pouco de sua magia a Sophie no caminho para deixá-la em segurança. Ao anoitecer, Sophie fecha a chapelaria, mas entra uma suposta cliente, que chega menosprezando a garota e a loja. Ofendida, Sophie pede que a mulher se retire. Surpresa com a ousadia, a mulher revela ser a Bruxa do Vale, jogando uma maldição sobre Sophie: retirou toda a sua juventude e a impediu de falar sobre a maldição.
Sophie e Howl usando magia.
Sophie na chapelaria.

A Bruxa lança seu feitiço...
No dia seguinte, atormentada com o que aconteceu, Sophie parte para além das colinas. No caminho ela encontra o Cabeça de Nabo, um espantalho que a ajuda em retribuição por tê-la salvo, e o Castelo Animado, o lar de Howl.

Sophie com a maldição e o Cabeça-de-Nabo.

O Castelo de Howl.

Sophie passa a conviver com Markl, Howl e Calcifer, e pouco a pouco descobre quem de fato é Howl, qual o seu passado e, por fim, apaixona-se. Com a convivência, vão crescendo juntos e entendendo que seu encontro na cidade não foi ao acaso. Além de que o filme passa uma bela mensagem: a idade não  representa o coração.
Sophie e Calcifer, o "Guardião" do castelo.

Markl, Howl e Sophie.

Sophie cuida de Howl quando ele adoece.

E faz a faxina também.

Howls Moving Castle foi um dos filmes de Hayao Miyazaki exibidos em cinema brasileiro. É um dos filmes mais lembrados do estúdio, junto com Chihiro, Totoro e Hotaru no Haka.
Além de ser baseado em uma obra-prima britanica, é impecável em sua animação - com elementos fantásticos um tanto bizarros, mas ao mesmo tempo bonitos -, e com personagens de carisma inigualável, assim como a evolução de Sophie e Howl: como ambos deixam de lado sua tristeza, seu egoísmo, e crescem por um bem maior: ajudar um ao outro. Além disso, há muitas outras metáforas por trás dos personagens e suas atitudes.

Magia de Madame Sulliman, mentora de Howl.

Por que assistir?

Assim como a maioria dos filmes Ghibli, é um filme para toda a família: os pequenos se encantarão com os efeitos visuais vislumbrantes e os adultos conseguirão compreender as sutilezas da história e da evolução das personagens, sendo essses os pontos fortes do filme. É uma história muito divertida, e quando você menos espera, o filme acabou. É sem dúvida, um dos melhores do estúdio. A música tema é linda, perdendo somente para o tema de A Viagem de Chihiro, na minha opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...