quinta-feira, 29 de maio de 2014

Haibane Renmei: somos anjos enjaulados?


Título: Haibane Renmei ("A Federação das Asas de Carvão")
Episódios: 13
Gênero: Slice-of-life, Drama, Sobrenatural, Seinen
Sinopse:
Tudo começa quando Reki encontra um casulo em um dos quartos da Velha Casa, o lar das Haibane ("Asas de Carvão"). As Haibane são pessoas que mais parecem anjos: possuem auréola e pequenas asas de cor cinza-carvão. Elas nascem a partir de uma planta brotando que, ao crescer, tornar-se um casulo, trazendo dentro de si uma nova Haibane. Assim, Rakka chega ao mundo.

Trailer:

A qualidade não está muito boa, mas o vídeo passa um pouco do clima do anime.


As meninas arrumando o quarto e aguardando Rakka.
Rakka nasce e logo é cuidada não só por Reki, mas por todas as outras moradoras da Velha Casa: Nemu, Hikari, Kuu e Kana. As Haibane antes de nascer sempre têm um sonho, e são nomeadas de acordo com ele. Além disso, elas só conseguem atingir a "salvação" quando se lembram claramente do seu sonho. Porém, quando elas nascem, não tem nenhuma lembrança de sua vida passada
O sonho de Rakka: caindo do céu, com um corvo tentando salvá-la.
O batismo de Rakka.

O doloroso nascimento de suas asas.

Reki é a que mais cuida de Rakka, como se fosse sua irmã, não somente agora mas por toda a série.

Aos poucos, Rakka compreende como funciona a vida na cidade de Guri. Em troca dos cuidados e atenção dados pelos humanos, as Haibane trabalham para eles e utilizam uma caderneta como forma de pagamento em suas necessidade - isso pois a Federação dos Haibane (Haibane Renmei) proíbe os Asas de Carvão de utilizarem dinheiro.


As cadernetas usadas no lugar de dinheiro.
Os Haibane, além disso, têm uma vida bastante regrada, podendo comprar apenas roupas e objetos usados, por exemplo, e não podem atravessar as muralhas que cercam o vilarejo, assim como não podem falar com os comerciantes que vêm de fora. Tudo isso as prende ou as protege?
O brechó da cidade de Guri.
Após os 5 primeiros episódios, que focam mais em mostrar como funciona essa mini-sociedade, Rakka conhece um ponto crucial do ciclo de vida das Haibane: o Dia do Voo, quando uma Haibane lembra de seu sonho. A partir de então, a história se foca primeiramente em Rakka e depois em Reki, em seus dramas e dificuldades.

O vilarejo. Ao fundo as muralhas.

O Comunicador da Federação e um Touga, comerciante externo que são proibidos de falar na cidade.
Haibane Renmei é um anime curto, mas muito interessante, colocando os Asas de Carvão como metáfora de nós mesmos, seres humanos. Nosso ciclo de vida - nascer, crescer, morrer -, assim como aceitação e o fardo da culpa, se refletem nessas garotas com asas. Além disso, vemos elementos da nossa própria sociedade funcionando ali, como o comércio e leis que nem sempre entendemos o porquê de serem assim, mas seguimos.

.
Todo o anime flui em conjunto: o visual leve, música tranquila e diálogos naturais estão em completa harmonia. As cores suaves e a abertura simples contribuem para esse efeito também. No início tem um ritmo mais lento, mas na segunda parte fica bem mais intenso, mas mantendo a qualidade.


O único ponto negativo, em minha opinião, é que o anime termina sem explicar muitas coisas das Haibane.
Acredito que a grande mensagem do anime seja uma metáfora representando nosso estilo de vida moderno: desde o nascimento, estamos presos à sociedade, apenas cumprindo as normas já estabelecidas e buscando nos adequar. Somente quando entendemos o nosso sonho, o motivo de estarmos e de querermos estar aqui, é que ganhamos nossa liberdade. Mas claro, a interpretação vai de acordo com cada um.

Curiosamente, Haibane Renmei não foi baseado num mangá de sucesso, mas em um Doujinshi, obras "não-oficiais", geralmente feitas por fãs. Neste caso, o autor é Yoshitoshi Abe, o desenhista de Serial Experiments Lain.

Por que assistir?

Haibane Renmei é um anime muito bonito e bastante original. Poucos animes constroem um mundo e história tão originais como este. Não é um anime cheio de ação, e muitos desistem logo no começo pelo ritmo um pouco lento. Mas logo que você se apegar às personagens ou história, os episódios vão passar voando. Se você gosta de animes mais filosóficos, que trazem algum tipo de reflexão sobre a vida, não pode deixar de ver este. 

2 comentários:

  1. Cara gostei muito desse seu Review, pena que poucas pessoas conhecem esse maravilhoso anime, está entre os melhores que assisti. Realmente é um grande aprendizado para a vida, faz você refletir muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara, é sempre bom termos um feedback do que estamos fazendo. :)
      Também acho uma pena que pouca gente conheça, é uma obra-prima...

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...