sexta-feira, 2 de maio de 2014

Toki o Kakeru Shoujo: um salto para um novo futuro


Título: Toki o Kakeru Shoujo - 2006 (A garota que saltava no tempo; The girl who lept through the time)
Gênero: Escolar, Slice-of-life, Romance, Drama, Sci-Fi, Comédia, Clássico
Episódios: 1 (filme)
Sinopse: 
Konno Makoto é uma estudante regular, que dorme na escola e vai jogar baseball com seus amigos depois da aula. Até que um dia, ao entrar no laboratório de ciências, ela tropeça e cai sobre um objeto parecido com uma noz, tendo uma "viagem psicodélica", enxergando relógios, engrenagens, e tudo mais.
Ela segue sua vida normalmente, até que em certo momento, enquanto voltava pra casa de bicicleta em um declive, percebe que seu freio está quebrado e não consegue parar. Makoto e sua bicicleta são atropelados por um trem em alta velocidade. Segundos depois, percebe que está de novo em sua bicicleta e que está bem viva.

Trailer



Makoto então decide conversar com sua tia "bruxa" Kazuko sobre o ocorrido, e esta supõe que Makoto "saltou" no tempo, para antes de sua morte.

O acidente de Makoto que começa tudo...
Tia Kazuko, que está restaurando uma pintura muito importante.
Makoto começa a testar seu poder "saltando" por aí, já que ele foi ativado quando ela voou em direção ao trem. Ela então vai voltando no tempo para tirar boas notas, dormir mais, curtir 10 horas no karaokê, etc... 

Viajando no tempo, literalmente.
Makoto pula pra saltar no tempo... No meio de todo o time de Kendo. xD
Chiaki e Makoto, quando ela percebe que nem tudo pode ser mudado com seu poder...

Apesar de não estar fazendo nada de mais com o seu poder, Kazuko lhe avisa que está brincando com a vida das pessoas. A garota não entende bem o que a tia disse, mas logo sua vidinha perfeita começa a entrar num caos, e Makoto salta continuamente no tempo para tentar corrigir a bagunça que fez. 

A máxima do filme: "O tempo não aguarda por ninguém..."
Toki o Kakeru Shoujo é um belo filme, para ser apreciado com calma. O traço dos personagens é bem simples, o que destaca bastante suas expressões faciais e contrasta com o ambiente altamente detalhado. Os efeitos de luz e sombra, assim como os efeitos sonoros são muito bem aplicados, passando muito bem a sensação de calmaria em algumas cenas -o "silêncio" é muito bem utilizado neste caso-, e de ação/agitação em outras, com alguns alívios cômicos no meio (não no sentido estereotipado da expressão, mas que ocorrem de forma bem natural). 

Makoto após voltar no tempo. Observe a riqueza de detalhes da cena.

Apesar de meio burrinha, Makoto percebe a besteira que fez e claramente se arrepende, pois os amigos dela, Chiaki e Kousuke, acabam sofrendo sem ter culpa de nada. Você acaba se afeiçoando aos três como se fossem seus amigos participando do filme.
Além disso, o filme evolui de forma gradual e muito agradável: no começo há tranquilidade, passando para Makoto usando seu poder e no fim, as consequências disso, com um final bastante inesperado e, quando menos se espera, um belo romance surge.

Da esquerda para a direita: Chiaki, Makoto e Kousuke: os dois preguiçosos e o estudioso.


Nota: 9,0 (Muito bom)


Obs.: A classificação de "Clássico" não é necessariamente para este filme (apesar de muito bom), mas para a história, originalmente publicada como um livro em 1967, e desde então vem recebendo várias adaptações.

Por que assistir?

Resumindo tudo o que falei antes, Toki o Kakeru Shoujo é um filme muito bonito, tanto no enredo quando nos aspectos técnicos. É uma história simples sobre como a viagem no tempo pode afetar a vida de pessoas comuns. Os personagens são tão bem construídos que parecem ter sido inspirados em pessoas reais. Recomendo muito este filme. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...