sexta-feira, 28 de março de 2014

Berserk: A ascensão e a queda de um exército... E de um homem...


Título completo: Berserk; Berserk - Golden Age Arc (I - O Ovo do Rei Conquistador; II - A Batalha de Doldrey; III - A Queda).
Episódios: 25 (anime antigo), 3 (filmes mais recentes)
Gênero: Ação, Luta, Guerra, Sobrenatural, Seinen, Adulto (+18)
Sinopse:
Berserk se passa em um mundo repleto de guerras, onde no meio de uma batalha surge Gatts, um jovem mercenário imbatível que carrega uma espada maior que ele próprio. Gatts tem plena confiança em sua força e consegue derrotar até o mais forte dos generais, até que surge o Bando dos Falcões, grupo de mercenários liderado por Griffith. Este se interessa pela determinação do rapaz e, derrotando-o numa luta, o convence a juntar-se ao Bando. A partir de então, Gatts luta ao lado de Griffith em várias batalhas, tanto contra exércitos, quanto contra seres desconhecidos que parecem ter saído de lendas antigas...

Obs.: Antes de mais nada, este é um anime com cenas fortes (sexo e violência), portanto não recomendado para menores de idade.
A chegada de Gatts.
O anime de Berserk conta a saga da "Era de Ouro", da juventude de Gatts, e como sua jornada começa. O mangá vai muito além, e este arco é na verdade um grande Flashback. Para não dar spoilers, Gatts é perseguido por demônios depois dos acontecimentos do terceiro filme (ou últimos episódios do anime) e busca por vingança. 
Detalhe: o primeiro episódio do anime antigo mostra o protagonista em seus dias atuais, para depois iniciar a Era de Ouro.
Detalhe 2: o anime é de 1997, e os filmes de 2012 e 2013.
Gatts pós Era de Ouro: armado até os dentes (e mais Badass que o Vegeta!)

Ao longo do Arco, Gatts vai conhecendo melhor e fazendo amizade com Caska, a braço direito do líder, e o próprio Griffith. Além disso, depois de tantas batalhas no Bando dos Falcões, Gatts começa a questionar se é realmente a glória que deseja, se as ordens do Líder realmente são de acordo sua vontade, e se estão mesmo corretas. Gatts começa a desejar seguir seu próprio sonho ao invés do de Griffith.
Griffith (o Líder) e Gatts.
Caska e seus soldados.
Ao longo da guerra para retomar o reino de Midland, o grupo de mercenários dos Falcões acaba aceitando fazer parte do Exército. Assim, pouco a pouco, o grupo vai crescendo e conquistando seu lugar no mundo, ao mesmo tempo que o sonho de Griffith, ter seu próprio reino, fica próximo de se concretizar. Até que tudo começa a ruir, com Gatts deixando o Bando e o Líder tomando atitudes precipitadas, que o fazem perder a fé que tinha dos seus companheiros e da vida.
O Bando do Falcão recebe títulos de nobreza após muitas batalhas.
Griffith tenta impedir a partida de Gatts, seu amigo.
Outro aspecto a se destacar: as lutas do Bando dos Falcões são sensacionais. É possível conferir inúmeros elementos de uma guerra medieval. Você vê os generais comandando uma enorme quantidade de soldados, com os exércitos lutando uns contra os outros de espada, arcos, canhões, e outras armas que não sei o nome :p (mas nada disso importa: Gatts tem uma força absurda, capaz de partir um soldado de armadura em dois como se fosse papel!).

Gatts contra um dos Generais inimigos.
Gatts e Caska  numa emboscada, contra mais de 100 soldados.

Obs.: O título Berserk faz referência aos antigos guerreiros que lutavam com todas as suas forças nas guerras, apagando sua mente e se voltando totalmente para a batalha. No caso, o Berserker é Gatts, que luta feroz e descontroladamente em muitas batalhas, levado por suas emoções.


Nota: 9,0 (muito bom)

Por que assistir?

Berserk - The Golden Age Arc - é muito bem trabalhado, feito todo em Computação Gráfica. Porém, ao mesmo tempo em que fica bonito em certas cenas, causa muita estranheza em outras (principalmente em batalhas). No aspecto visual, na minha opinião, ficou aquém dos Rebuild of Evangelion, lançados quase na mesma épocaA narrativa da história flui muito bem, com fatos muito bem conectados e que justificam a personalidade do Gatts em seu tempo "atual". 

Um dos aspectos que mais se destaca em Berserk é que, acima de tudo, o protagonista é extremamente cativante. Quando Gatts está com raiva, você fica com raiva também. Quando algo de bom acontece, você fica feliz por ele... 
Mas o ponto principal, que me marcou totalmente neste anime, foi O Eclipse que ocorre no final - ou no terceiro filme. É simplesmente espetacular: você sente expectativa para ver o que vai acontecer, sente angústia, sente medo, terror, raiva... E um certo alívio no fim. Gatts e o Bando literalmente enfrentam o inferno que se criou após os últimos acontecimentos, e só mesmo assistindo para entender... É a transição da Era de Paz para a Era dos Demônios.
O Eclipse.

É um anime recomendadíssimo para os fãs de anime mais antigos, se é que já não o viram ou leram o mangá. É bem possível que os otakus da nova geração não gostem, mas deem uma chance. Se você dropou antes da metade, termine de ver, vale a pena. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...